sexta-feira, 28 de maio de 2010

E.M. OLÍMPIA FELIPPE DA SILVA - CRIANÇA DO CAFÉ NA ESCOLA - PROJETO CECAFE


O Criança do Café na Escola é um projeto voltado para o ensino de informática a crianças, filhos de trabalhadores e de pequenos proprietários rurais, na grande maioria voltados para as plantações de café, em comunidades carentes. O programa é uma oportunidade de aprendizado extracurricular que proporcionará novos conhecimentos e contatos com tecnologias na área de informática, tornando-as acessíveis em escolas rurais. O projeto é gerenciado pelo Conselho dos Exportadores de Café no Brasil – CeCafé, que identifica uma empresa exportadora associada com atuação no local (filial etc.), respondendo ambos pelos custos totais de implementação (adaptação da salas, mesas, cadeiras, computadores, montagem de rede, treinamento inicial dos professores da escola).

terça-feira, 25 de maio de 2010

FALANDO UM POUCO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL

"A escola ao introduzir o computador como um meio de aprendizagem não deve deixar que este se torne um artigo de luxo, criando assim adultos egoístas e anti-sociais. Ela deve buscar neste, um meio de desenvolver cidadãos mais críticos, sociais e independentes, repensando assim o seu papel frente a novas tecnologias.


Entender o binômio "Computador e Educação", é ter em vista o fato de que o computador se tornou um instrumento, um ferramenta para aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua inventividade. O produto final desse processo é a formação de indivíduos autônomos, que aprendem por si mesmo, porque aprenderam a aprender, através da busca, da investigação, da descoberta e da invenção.

Por isso a informática na escola é fundamental, tanto para alunos quanto para professores. Essa nova tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa. Os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos, formando assim um processo onde o professor educa o aluno e ao educar é, transformado através do diálogo com os alunos. Cada geração inventa, cria, inova e a educação tem seu processo também de criação, invenção e inovação, principalmente no campo do conhecimento. E preciso evoluir para se progredir, e aplicação da informática desenvolve os assuntos com metodologia alternativa, o que muitas vezes auxilia o processo de aprendizagem. O papel então dos professores não é apenas o de transmitir informações, é o de faci1itador, mediador da construção do conhecimento. Então, o computador passa a ser o "aliado" do professor na aprendizagem, propiciando transformações no ambiente de aprender e questionando as formas de ensinar."